Definições Importantes para Avaliação de Imóveis Urbanos
O engenheiro de avaliações deve compreender bem certos conceitos e definições acerca de avaliação de imóveis urbanos.
Seguem algumas definições importantes, constantes na NBR 14.653-2/2011 da ABNT.
Avaliação de bens: análise técnica, realizada por engenheiro de avaliações, para identificar o valor de um bem, de seus custos, frutos e direitos, assim como determinar indicadores da viabilidade de sua utilização econômica, para uma determinada finalidade, situação e data.
Bem: coisa que tem valor, suscetível de utilização ou que pode ser objeto de direito, que integra um patrimônio.
Benfeitoria: resultado de obra ou serviço realizado num bem e que não pode ser retirado sem destruição, fratura ou dano.
Custo: total dos gastos diretos e indiretos necessários à produção, manutenção ou aquisição de um bem, numa determinada data e situação.
Homogeneização: tratamento dos preços observados, mediante a aplicação de transformações matemáticas que expressem, em termos relativos, as diferenças entre os atributos dos dados de mercado e os do bem avaliando.
Imóvel: bem constituído de terreno e eventuais benfeitorias a ele incorporadas. Pode ser classificado como urbano ou rural, em função da sua localização, uso ou vocação.
Inferência estatística: parte da ciência estatística que permite extrair conclusões sobre uma população a partir de uma amostra dela.
Infraestrutura: conjunto de obras e serviços que dá suporte às atividades econômicas, sociais ou à utilização de um bem.
Instalação: conjunto de aparelhos, peças ou dispositivos necessários ou acessórios à utilização de um bem.
Modelo: representação técnica da realidade.
Modelo de regressão: modelo utilizado para representar determinado fenômeno, com base numa amostra, considerando-se as diversas características influentes.
População: Totalidade de dados de mercado do segmento que se pretende analisar.
Preço: Quantia pela qual se efetua, ou se propõe efetuar, uma transação envolvendo um bem, um fruto ou um direito sobre ele.
Tratamento de dados: aplicação de operações que expressem, em termos relativos, as diferenças de atributos entre os dados de mercado e os do bem avaliando.
Valor de mercado: quantia mais provável pela qual se negociaria voluntariamente e conscientemente um bem, numa data de referência, dentro das condições do mercado vigente.
——————————————————-
Autor: Prof. Eng. Marcio Soares da Rocha.
(Este artigo é parte do curso online de Avaliações de Imóveis Urbanos por Inferência Estatística, da Qualific Net, acessível aqui.